Sejam Bem Vindos...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DIRETO DO CORAÇÃO DE DEUS AO SEU CORAÇÃO

 Palavra do Pastor Valtenor Sousa Lira - Pastor da Assembléia de Deus Bela Vista do Campo Eclesiastico da cidade de Iracema - Ceará

 7 ASPECTOS DE UMA PESSOA QUE SE ENCONTRA NA PRESENÇA DE DEUS (1 Jo 5: 4-5)


Nos dias hodiernos há uma grande confusão sobre que é crente de verdade em Jesus Cristo e quem é cristão evangélico nominal.

Isto acontece porque as pessoas não se preocupam mais em vivenciar os princípios e os valores do reino de Deus com a fidelidade esperada.

Existem muitas pessoas que se dizem cristãs e que falam palavrões, adulteram que são corruptas e mentirosas, fofocam e são grosseiras e mal educadas, mas eu quero lhe mostrar na Bíblia os 7 aspectos que um cristão verdadeiro apresenta diante do mundo.

1. TEM UMA FÉ VIVA EM DEUS

A. Uma
pessoa cristã verdadeira ela acredita no poder e na autoridade que há no nome do Senhor Jesus; ela sabe que em Jesus todas as coisas são possíveis: milagres, maravilhas e intervenções dos céus. Por isso é que o apóstolo João disse que “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1 Jo 5: 11).

B. Uma pessoa cristã verdadeira confia plenamente na pessoa do Senhor; ela sabe que se pedir alguma coisa a Deus (que seja orientada por Jesus) será atendida (1 Jo 5: 14-15).

2. VIVE E PRATICA A JUSTIÇA DE DEUS


A. Pode parar para observar que o cristão verdadeiro tem prazer em praticar a Lei de Deus, de andar nos seus caminhos, de fazer o que lhe agrada. Todo aquele que é cristão verdadeiro é impulsionado pelo Espírito Santo a meditar na lei do Senhor e a fazer o que ela determina. Por isso João afirma que “todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus” (1 Jo 2: 29).

B. Praticar a justiça de Deus significa não transgredir a lei de Deus, não desobedecer ao que ele determinou em sua Santa Palavra.

3. GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS

A. João afirma que se amarmos verdadeiramente a Deus guardará os seus mandamentos (1 Jo 5: 2) e justifica que esses mandamentos não são pesados.

B. O próprio Jesus afirmou que aquela pessoa que guarda os seus mandamentos dá prova de grande amor por ele e será amado de Deus Pai (Jo 14: 21).

C. Mandamentos são normas absolutas de conduta estabelecidas pelo próprio Deus para o nosso bem-estar pessoal e social. Esses mandamentos não podem ser desobedecidos por ninguém. É por isso que João afirma na sua primeira epístola, capitulo 3, ver 24: “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está...”

4. ABANDONA A SUA VIDA DE PECADO

A. O apóstolo Paulo ensina que quem esta em Cristo é nova criatura (novo pensamento e novos sentimentos, novas emoções, nova vontade, novas atitudes, novo comportamento), mas João afirma que quem é nascido de Deus não permanece no pecado (1 Jo 3: 9).

B. O texto “qualquer que é nascido de Deus não comete pecado” é interessante porque está no tempo aoristo e tem sentido progressivo e de não continuidade. O certo é afirmar que: “qualquer que é nascido de Deus não continua pecando (transgredindo a lei de Deus)”.


Por quê? Porque a pessoa convertida ao Senhor Jesus não tem prazer no pecado por a semente de Deus nela permanece.

5. NÃO SERÁ AMADO E NEM COMPREENDIDO PELO MUNDO

A. O Senhor Jesus disse que se fôssemos do mundo esse mundo nos amaria, mas como nós somos de Deus ele nos aborrece (Jo 15: 18-19).

B. O mundo não compreende o verdadeiro cristão porque quem é de Cristo faz oposição às obras do mal.

C. Você deseja ser amado pelo mundo ou por Deus? Você quer o céu ou o inferno? O mundo faz oposição a Deus, o mundo jaz no maligno.

6. AMA OS SEUS IRMÃOS NA FÉ

A. Quem é verdadeiramente crente em Cristo sabe amar as pessoas porque o amor é de
Deus (1 Jo 4.7).

B. Quem se diz cristão e não ama as pessoas não é de Deus (1 João 4: 8).

C. Quem tem Jesus como Senhor da sua vida foi batizado com o Espírito Santo e se tem o Espírito Santo um dos seus frutos é o amor (Gl 5: 22).

D. O apóstolo Paulo diz que o amoré sofredor, é benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não é soberbo, não nos deixa ser indecente, não é interesseiro, não se irrita e nem suspeita mal
(1 Co 13.4-5).

E. A Bíblia é clara quando diz: “Aquele que diz que esta na luz e aborrece a seu irmão até agora esta em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo” (1 Jo 2.9-10).

7. CONSEGUE VENCER O MUNDO

A. O apóstolo João usa o termo mundo 105 vezes: 78 no evangelho, 24 nas epístolas e 3 no Apocalipse, com o sentido de sistema de valores que faz oposição a Deus e a sua lei, que orienta o pensamento e a conduta dos homens contra Deus e o seu reino.

B. Vencer o mundo significa literalmente render-se à direção de Deus, ser conduzido pelo Espírito Santo, fazer o que Jesus determina nas Sagradas Escrituras. Em outra palavra, vencer o mundo significa a cada dia renunciar o pecado e achegar-se mais a Deus. Isto é doloroso, difícil, sacrificial, mas é extremamente necessário.

C. O cristão verdadeiro só vence o mundo quando exercita a sua fé em Jesus Cristo, quando aceita o desafio de viver para Deus, aconteça o que acontecer. Você tem crido na palavra de João na sua epístola, capitulo 5, versos 4 e 5? O texto afirma que quem é de Deus vence o mundo porque a sua fé está fundamentada em Jesus Cristo.
Quem é de Jesus Cristo tem uma fé viva em Deus; quem segue o Senhor Jesus não transgride a lei de Deus; quem ama Jesus guarda os mandamentos de Deus; quem é servo de Jesus não tem prazer de viver uma vida pecaminosa; quem é servo de Deus e tem compromisso com Jesus não será amado e nem querido pelo mundo. Quem é cristão verdadeiro ama as pessoas apaixonadamente porque Deus lhe amou primeiro, e mais: consegue vencer o mundo e as suas artimanhas satânicas.
Como você pode perceber quem não possui essas características não pode se considerar uma pessoa transformada pelo poder de Deus e conseqüentemente, não poderá dizer que foi alcançado pela graça regeneradora de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário